Translate

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CINCO CARDEAIS LANÇAM LIVRO EM OPOSIÇÃO À REFORMA NO MATRIMÔNIO

Por Thomas D. Williams, Ph.D. / Breitbart News Network
Tradução: Traditio Catholicae



Dias antes da próxima cúpula do Vaticano sobre o Matrimônio, um grupo de cinco cardeais lançou um livro reafirmando a doutrina católica tradicional sobre casamento e divórcio.
A especulação sobre eventuais mudanças no ensino e na prática católica sobre casamento, divórcio e anulação, tem corrido de forma desenfreada nos últimos meses, com um pouco de pressão para a racionalização do processo de anulação e outros, insistindo que a Comunhão seja dada aos católicos divorciados e recasados​​.

Em uma tentativa de conter a onda de mudança, cinco importantes cardeais lançaram os seus argumentos opostos em um livro intitulado "Remaining in the Truth of Christ: Marriage and Communion in the Catholic Church" (Permanecendo na Verdade de Cristo: O Casamento e a Comunhão na Igreja Católica), editado pelo Fr. Robert Dodaro. Os prelados do alto escalão incluem o atual Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Gerhard Ludwig Müller, assim como Raymond Burke, um cardeal americano considerado um herói conservador e com rumores de ser logo removido de seu posto, em Roma.

Os outros co-autores são os cardeais Carlo Caffara, Walter Brandmüller, e Velasio De Paolis, notáveis conservadores com impressionantes credenciais acadêmicas.

Este é, na verdade, o segundo livro do Cardeal Müller sobre o assunto em apenas dois meses, sendo o primeiro um livro-entrevista chamado "The Hope of the Family" (A Esperança da Família), em que Müller expressa sua total oposição a qualquer abertura para a Comunhão para divorciados e recasados.

“Permanecendo na Verdade de Cristo” é uma resposta evidente ao Cardeal Walter Kasper, um teólogo liberal que apelou a uma maior leniência (condolescência) na prática de oferecer a Comunhão aos fiéis em casamentos "irregulares".

O Papa Francisco tinha convidado o Cardeal Kasper para entregar o discurso de abertura para os irmãos cardeais em fevereiro passado, reunidos em Roma para um "consistório" especial para discutir a prática da Igreja sobre as famílias. Naquela época, Kasper tinha sugerido a possibilidade de divorciados e recasados de serem readmitidos a receber a Comunhão.

Cardeal George Pell
Cardeal George Pell, um prelado sênior aproveitado por Francisco para a reforma da cúria e do Banco do Vaticano, também ponderou sobre o tema pouco antes do Sínodo de Outubro. Na expectativa do próximo livro, intitulado "The Gospel of the Family" (O Evangelho da Família), Pell expressa uma posição diametralmente oposta à de Kasper.

"Doutrina e prática pastoral não podem ser contraditórias", escreve Pell, o ex-arcebispo de Sydney. "Não se pode manter a indissolubilidade do matrimônio, permitindo que o ‘recasado’ receba a Comunhão."
Este "ataque preventivo" por parte dos cardeais é sem precedentes e revela como controversa a próxima reunião sobre a família será.


Da esquerda para a direita: cardeais Raymond Burke, Gehrard Müller, Carlo Caffara, Walter Brandmüller, Velasio De Paolis



Nenhum comentário:

Postar um comentário