Translate

segunda-feira, 7 de março de 2016

Em Londres, D. Schneider fala sobre Evangelização, Maçonaria, conversão dos judeus e outros assuntos



O Bispo Athanasius Schneider deu nesta última semana, mais uma entrevista sobre questões relacionadas à Igreja e influencias externas. Dessa vez a entrevista foi ao site católico de língua inglesa One Peter Five onde o Bispo fala de diversos assuntos como a Maçonaria e sua influencia dentro da Igreja, a conversão dos judeus e muçulmanos, de questões envolvendo o vírus Zika e a contracepção, entre outros.
____________________________________________________________________________________________________

Tradução: Traditio Catholicae

____________________________________________________________________________________________________

Crédito da imagem: Daniel Blackman

Londres, Reino Unido: O respeitado e bem conhecido bispo auxiliar de Astana, Cazaquistão, Athanasius Schneider, deu uma ampla e contundente entrevista durante sua turnê de uma semana na Inglaterra na semana passada.

Dom Schneider falou com exclusividade para mim, assumindo uma série de questões controversas, incluindo a evangelização em relação aos judeus e muçulmanos, o recente comentário do Papa sobre o vírus zika e contracepção, a Maçonaria dentro da hierarquia e sobre porque se recusa a deixar o medo pará-lo de ensinar todas as verdades da Fé Católica.

A longa viagem de uma semana do Bispo Schneider, organizada pelo fundador e editor do jornal católico Catholic Voice, Anthony Murphy, incluiu várias Missas, retiros do clero e palestras no Santuário de Santo Agostinho em Ramsgate, e os santuários prósperos cometidos ao Institute of Christ the King Sovereign Priest em New Brighton, e a Fraternidade de São Pedro, em Warrington. O bispo também parou no Oratório Oxford.

O que se segue é uma transcrição da entrevista.

Daniel Blackman: O senhor foi para a Inglaterra várias vezes. O que o senhor gosta vindo aqui, que é distinto sobre os católicos que o senhor encontra aqui?

Bispo Athanasius Schneider: É maravilhoso atender os jovens clérigos e leigos, incluindo os jovens, é encorajador para mim, eu acho que eles estão continuando a manter as nobres tradições dos católicos ingleses que foram conhecidos em todo o mundo. Eles foram perseguidos e deram as suas vidas pela fé católica.
Então eu acho que a situação de hoje na Igreja com esta crise profunda, é confrontada com bons leigos e padres católicos, especialmente aqui na Inglaterra, como nos tempos dos mártires, confessores e padres também, é encorajador que os católicos ingleses sejam fiéis à sua nobre herança católica.

Daniel Blackman: Conte-me sobre sua vida de oração? Quais devoções são especiais para o senhor?

Bispo Athanasius Schneider: Desde a minha juventude eu tive uma profunda devoção à santa Eucaristia, adoração especial pela Eucaristia. Eu faço isso todos os dias se eu puder. Considero que é indispensável para a vida do sacerdote católico. Claro que temos a Santa Missa, que é a melhor coisa para cada dia, então eu preparo muito bem, e nós rezamos o Breviário. Cada sacerdote, quando possível, tem que se esforçar para fazer adoração todos os dias. Para estar na presença do nosso Senhor Eucarístico e, para manter com Ele este diálogo íntimo, é uma necessidade, eu gosto disso.

Daniel Blackman: Na Igreja há uma longa história de judeus convertidos à Fé - Alphonse Ratisbonne, Santa Edith Stein, Rabino-chefe de Roma na II Guerra, Eugenio Zolli, e mais recentemente o ex-rabino ortodoxo Jean-Marie Eli Satbon. No entanto, um documento recente da Comissão para as Relações Inter-religiosas com os judeus, diz que a Igreja não tem missão formal organizada para converter os judeus (par. 40-49). Isso é verdade agora? É esta uma correção do ensino e da prática anterior?

Bispo Athanasius Schneider: Isto é verdadeiramente errado. Isso contradiz as palavras de Nosso Senhor que disse: “Ide e ensinai a todas as pessoas”, Ele não disse “todas as pessoas, exceto o povo judeu”, Ele disse todas as nações e batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Jesus disse “se você não acredita em mim, você não terá vida”. Ele disse isso para os judeus também e Ele continua a dizer isso para os judeus de nossos dias. Eles também precisam ser obedientes à aliança de Deus que Jesus instituiu. Portanto, os apóstolos pregaram aos judeus na sinagoga.
Por 2000 anos a Igreja sempre rezou pela conversão dos judeus. Este é um ato de misericórdia e amor. A Igreja convida e encoraja os judeus para vir a Cristo. Houve conversões, mesmo santos que eram judeus convertidos. Alphonse Ratisbonne fundou uma congregação religiosa para evangelizar o povo judeu. Por isso, é para mim sempre válida e nenhum documento da Igreja pode invalidar isto porque contradiz as palavras de Nosso Senhor, contradiz os Apóstolos, e todas as palavras imutáveis ​​e permanentes da Igreja por mais de 2000 anos.

Daniel Blackman: Este documento veio de dentro da Igreja, a partir de um organismo oficial do Vaticano, como é possível?

Bispo Athanasius Schneider: Isso é muito triste. Este documento não tem valor infalível e não tem intenção de ser infalível, não é uma expressão autêntica do Magistério. Houve na história da Igreja alguns documentos de caráter pastoral que tinham uma natureza temporal e continham erros, e este documento contém erros. O que não é infalível pode estar errado. Repito, a Igreja sempre ensinou que apenas as declarações que são ensinadas ex Cathedra ou ensinada pelo Magistério Universal (são infalíveis) – ensinamentos do Papa e bispos por um longo tempo, por muitos séculos. O documento mencionado no entanto contém uma nova doutrina, uma opinião, uma teoria.

Daniel Blackman: As conferências episcopais inglesa, galesa e alemã pediram para a oração do rito tradicional da Sexta-Feira da Paixão para os judeus ser mudada, para alinhá-la com a prática inter-religiosa atual com os judeus. Será isso uma coisa boa? Há algo de errado com a oração atual?

Bispo Athanasius Schneider: Eu não sei o que eles querem, mas temos de ver a verdade. Isso (esse pedido) é contra a caridade e amor com os judeus. Quando eu os amo eu quero que eles conheçam e amem Jesus, que eles possam ser lavados e purificados pelo sangue mais precioso de Jesus, e conheçam a Santíssima Trindade. Por isso eu tenho que rezar por suas conversões. Eu questiono isso; os bispos alemães e ingleses não são a totalidade dos bispos. Há certamente, eu sei, bispos que não concordam com isso. Não considero este parecer correto; é invasivo. É a nomenclatura administrativa que afirma representar todos os bispos de uma nação. Este método de funcionamento da conferência de bispos é por si só muito problemático, ela está agindo contra a estrutura divina da Igreja.

Daniel Blackman: O senhor vive em um país que tem cerca de 70% de muçulmanos. Qual é a sua experiência de viver em um país de maioria muçulmana? Existe cooperação ou conflito? Os muçulmanos se tornam católicos?

Bispo Athanasius Schneider: Graças a Deus há paz e harmonia, as pessoas são muito tolerantes, e não há nenhuma hostilidade. Não há extremismo na mentalidade e na cultura do povo e o governo é muito ativo no apoio ao diálogo inter-religioso. Eles são muito vigilantes para evitar, e até mesmo expulsar do país, aqueles que são extremistas.
O governo organiza reuniões para compartilhar valores comuns para a sociedade, não há nada teológico sobre essas reuniões, mas apenas para fazer uma contribuição para melhorar a vida social das pessoas, que eu considero muito positivo. Por exemplo, nesta ideologia de gênero espalhada em todo o mundo atual e que agora é imposta em vasta escala mundial com métodos ditatoriais, graças a Deus, os muçulmanos compartilham o mesmo ponto de vista sobre esta questão. Juntos, nós condenamos a agenda de gênero e influências que são contra a família.

Daniel Blackman: A Igreja Católica tem uma missão para os muçulmanos?

Bispo Athanasius Schneider: Também é nosso dever, sim, eles serem remidos por Cristo, e eles têm de conhecer a Cristo, assim como os judeus. Mas é claro que é difícil evangelizar os muçulmanos em países islâmicos. É muito perigoso. Mas pelo menos podemos dar nesses países o nosso testemunho e presença. Tenho experiências de pessoas com um fundo muçulmano que começam a procurar Cristo e buscar a verdade, então tenho testemunhado conversões entre os meus contatos pessoais. Uma vez que temos liberdade, e uma vez que ainda não estamos em países de maioria islâmica na Europa, eu digo ainda não, pois pode acontecer, mas desde que ainda não, podemos usar e devemos usar a missão para nossos vizinhos islâmicos, não proselitismo que não é moralmente correto, mas para evangelizar.

Daniel Blackman: A Europa sofreu vários ataques islâmicos terroristas - Paris, sérias preocupações na Bélgica, e também Oriente Médio, partes da África e Paquistão, entre outros. Porque isso está acontecendo?

Bispo Athanasius Schneider: Bem, eu não sei exatamente como o ISIS surgiu, mas nós podemos ver que seria impossível para o ISIS ter tantas armas e exército se eles não fossem financiados e apoiados por alguém forte. Eles estão fazendo negócios em exército em tal escala que não é possível sem um Estado poderoso que dá, talvez através de intermediários, o financiamento e as armas de que necessitam.
Outro ponto que eu gostaria de fazer é este - a comunidade internacional - OTAN - têm poder suficiente para acabar com o ISIS, e eles poderiam ter feito isso no início. Eles têm bons, muito bons serviços secretos que já sabiam sobre a ascensão do ISIS, mas eles não fizeram nada. A UE, a OTAN, EUA, não fizeram nada, mas eles tinham o conhecimento. Eles não impediram o ISIS. Eles têm energia suficiente, mas eles permitiram o movimento terrorista ISIS.

Daniel Blackman: Por que o senhor acha isso?

Bispo Athanasius Schneider: Eu não sei as intenções deles, as intenções dos poderosos do nosso mundo, os estados ocidentais. Eu não sei por que eles não impediram. Você pode dizer que indiretamente, eles apoiaram isso. Pode ser que eles tenham objetivos políticos. Através do ISIS, eles têm programado sobre a invasão de muitas pessoas muçulmanas para a Europa, para provocar uma desestabilização, mesmo no coração da Europa, não só no Oriente Médio. Tal enorme presença de pessoas de outra cultura, com uma visão mais radical da religião islâmica, causará conflitos, com o tempo, e as tensões com a população local. Isto é e será causar uma instabilidade geral e confusão. Talvez alguém que é poderoso gostaria de usar essa instabilidade para um propósito.

Daniel Blackman: A Igreja tem uma longa história, ao longo de vários séculos, em denunciar a Maçonaria. No entanto, o novo Código de Direito Canônico removeu qualquer referência à maçonaria, e não temos visto mais documentos ou ouvido nada dos líderes da Igreja sobre isso. Pode dar a impressão de que a Maçonaria já não é um perigo. As lojas maçônicas também têm sido muito bem recebidas pelo Papa Francisco.

Bispo Athanasius Schneider: A Maçonaria é, em si, intrinsecamente incompatível com a fé cristã ou católica; é intrinsecamente incompatível porque a natureza da maçonaria é anticristã. Eles negam a Cristo e eles negam as verdades objetivas; eles promovem o relativismo, o que é contrário à verdade, ao Evangelho. Assim, eles promovem os erros doutrinais da filosofia maçônica. Isto é incompatível com a fé cristã e católica.
A Maçonaria tem também um aspecto esotérico, o que não é cristão. Eles têm rituais e cerimônias que são esotéricos, que admitem abertamente, e tais cerimônias são contrárias à fé. Seus símbolos e rituais demonstram que eles são contra as verdades divinas no Evangelho - essas coisas transmitem, mostram que a Maçonaria é uma outra religião. Repito, a Maçonaria é uma religião, é uma religião anti-Cristo.
Mesmo quando eles fazem boas obras, filantropia e assim por diante, estas coisas perigosas permanecem. Sua filantropia não é uma justificação para que possamos aceitar a Maçonaria, apenas por causa de seu bom trabalho filantrópico. Eu nunca reconhecerei suas doutrinas e rituais que são contra as verdades divinas do Evangelho. A Igreja nunca poderá aceitar isso. A declaração da Congregação para a Doutrina da Fé em 1983 sobre a Maçonaria ainda é válido. De acordo com esta Declaração é um pecado mortal se tornar um maçom – mesmo o Papa Francisco não mudou essa lei. Este ensinamento é oficial e ainda válido.

Daniel Blackman: sites e publicações maçônicas falam regularmente de forma favorável sobre o Papa Francisco. Recentemente, por que eles dão boas vindas ao Papa Francisco?

Bispo Athanasius Schneider: Bem, eles têm que nos dizer concretamente. Não é um sinal claro o que eles querem fazer com suas afirmações; quais as suas intenções.

Daniel Blackman: Em 2013 em seu voo de retorno do Rio de Janeiro, o Papa Francisco fez referência a um lobby maçônico. Recentemente, o cardeal Ravasi, no jornal italiano Il Sole 24 Ore, pediu por um novo diálogo e valores compartilhados com a Maçonaria. Tem a Maçonaria obtido vitórias na Igreja?

Bispo Athanasius Schneider: Claro que sabemos que a Maçonaria é uma das influências mais poderosas em todos os níveis da sociedade humana. Isto é evidente e claro. Teoricamente, quando se é alguém que dá apoio, um líder em uma organização anticristã muito influente, há a tendência para se infiltrar na organização que é sua inimiga, é muito lógico. Por isso, é lógico, ao longo de muitos séculos, que eles tenham tentado e, provavelmente conseguiram se infiltrar em vários níveis da Igreja - isso é claro para mim.
É difícil demonstrar concretamente, de identificar quem é um membro. É muito difícil e perigoso, porque alguém pode ser acusado de ser um membro, em seguida, ser provado que a pessoa não é formalmente um membro. É por causa do sigilo e esoterismo da Maçonaria que torna muito difícil.
Pode-se supor que um clérigo, sacerdote, bispo ou cardeal, tem algumas conexões com os maçons por seus discursos. Nós ouvimos clérigos falando como maçons claramente, quando abrem suas bocas eles usam termos e conceitos que são tipicamente maçônicos. Ele poderia ser um membro, mas você tem que provar isso, mas, pelo menos quando ele fala ele tem o espírito da Maçonaria, talvez ele não seja um membro formal, mas alguns bispos e cardeais falam claramente com um espírito maçônico. Enfatizo que isso não significa que eles são formalmente membros dos maçons.

Daniel Blackman: Papa Francisco se encontrou com o Patriarca Ortodoxo da Rússia. Qual a sua opinião sobre o encontro? Será que vai trazer unidade com Roma, ou levar a uma Igreja sinodal que permite a Sagrada Comunhão para os recasados?

Bispo Athanasius Schneider: Em primeiro lugar, o próprio encontro é um motivo de alegria, que aconteceu, porque os ortodoxos são um forte Igreja com belas e autênticas tradições, imagens, devoção à Nossa Senhora, anjos, devotas liturgias, Santa Missa celebrada de forma bela, penitência, jejum, tradições monásticas, eles têm muitos valores católicos verdadeiros mantidos.
Parece-me que esta reunião foi condicionada politicamente, foi feita muito rapidamente, mais politicamente motivada. E, eu não acho que esta reunião terá um impacto sobre a Igreja tornar-se sinodal, ou tornar mais fácil para os divorciados recasados receberem a Sagrada Comunhão como eles permitem na Igreja Ortodoxa.
Concordo com as fortes declarações do Papa e do patriarca sobre a família, contra a ideologia de gênero e contra a perseguição dos cristãos, mas o que eu não concordo é com a declaração sobre os Uniatas; esta é uma injustiça porque os Uniatas queriam estar unidos ao Papa no passado, desde o Concílio de Florença no século XV. Isso foi muito positivo, com muitos frutos - santos, mártires, por isso não podemos dizer que isso foi errado.
Além disso, a declaração sobre o proselitismo foi uma acusação contra a Igreja Católica. Eu estou vivendo em uma área ortodoxa e a Igreja não faz proselitismo - esta declaração foi injusta. E então eu acho que a Santa Sé cedeu à pressão do patriarca. Parece que o ortodoxo ditou alguns pontos para se aceitar, e isso é contra a verdade e contra a justiça; tal diálogo não é um real diálogo ecumênico. O diálogo tem que ser fraterno, igual no nível humano de modo que todos estes compromissos que prejudicam a verdade e a justiça não darão frutos para a unidade real.

Daniel Blackman: O Papa Francisco novamente deu uma entrevista à imprensa no avião de volta de Cuba. Ele fez um comentário sobre o vírus Zika e o uso de contracepção. Ele citou o caso das freiras do Congo e discernimento. O Padre Lombardi S.J. esclareceu o comentário do Papa. Os bispos das Filipinas pediram publicamente uma revisão do ensinamento da Igreja nesta área. Este é realmente um debate que a Igreja precisa resolver ou são manobras de pessoas dentro e fora da Igreja que desejam que o ensinamento sobre a contracepção mude?

Bispo Athanasius Schneider: Isso faz parte de uma agenda, de forma clara, para alterar as verdades da Igreja sobre moral, no tema da contracepção. É tudo um plano, uma grande pressão, e uma agenda na esfera na contracepção. Na Igreja em nossos dias, há o perigo de uma admissão prática do divórcio e recepção da sagrada comunhão, é uma negação prática da indissolubilidade do casamento.

Daniel Blackman: O senhor está falando sobre o processo reformado de anulação?

Bispo Athanasius Schneider: Sim, também o processo reformado de anulação do casamento, para mim, contém um risco de banalização e superficialidade no próprio processo; ele contém em si mesmo, nas novas normas, o perigo de um ataque contra a santidade e indissolubilidade do matrimônio. Quando você trata uma coisa sagrada de forma superficial e rápida, de forma banal, isso é irresponsável. Teoricamente, as novas normas são agora o contrário da prática perene da Igreja, porque no processo houve sempre a presunção da validade do casamento, isto foi sempre presumido, por causa da defesa da santidade do sacramento. As novas normas, no entanto presumem a invalidade do casamento desde o início. Esta é uma perigosa alteração da sua mentalidade.

É o espírito do mundo a atacar, e é assim também com a contracepção. As verdades da Igreja são imutáveis ​​e permanecerão assim. O Papa Paulo VI na Humanae Vitae e o Papa João Paulo II em Vertatis Splendor e Familaris Consortio ensinaram que a contracepção é, em si, sempre intrinsecamente má. Não há circunstâncias nem exceções que justifiquem um ato intrinsecamente mau. Os Papas Paulo VI e João Paulo II confirmaram isso.

Daniel Blackman: O senhor fala bastante sobre questões importantes, dando aos fiéis a doutrina católica clara e verdadeira. O senhor não está preocupado nos ataques que virão? O senhor parece estar se preparando para ser um alvo - bispos podem ser transferidos, ataques da mídia são lançados, reputações destruídas.

Bispo Athanasius Schneider: Eu não tenho receios e nem preocupações sobre possíveis transferências ou ataques, porque o sentido da minha vida e toda minha ambição são as verdades de Cristo e ser fiel a Deus, e ser reconhecido por Deus, não pelos bispos, pela mídia de massa, e nem mesmo pelo Papa, mas em primeiro lugar pela minha consciência e pelos meus votos que dei a Cristo no Batismo e na consagração episcopal, para manter a verdade pura e integral, e até mesmo para estar pronto em dar minha vida por isso. Este é o meu desejo e meu objetivo; eu não me preocupo com o que as pessoas vão dizer. É ridículo temer a opinião humana porque amanhã ela muda. Eu tenho que estar preocupado com o que Deus pensa. As pessoas passam muito rapidamente, a opinião de Deus permanece; por isso estou preocupado em agradar a Deus em primeiro lugar.
Eu sou um bispo auxiliar na diocese, estou feliz, e quando o papa me transferir, ele deve fazer isso e eu vou obedecer, e eu levarei em todos os lugares o desejo de defender a verdade.

Daniel Blackman: A caridade é a maior virtude. Que atos de caridade, espiritual e corporal, são mais necessários hoje para os cristãos praticar?

Bispo Athanasius Schneider: Em primeiro lugar, na hierarquia de valores, o que é mais importante é o que é eterno e imortal e esta é a alma, os valores eternos e a vida eterna. Assim, esses atos de caridade que visam transmitir a vida eterna a meu vizinho e transmitir-lhe os valores eternos para ajudá-lo a salvar a sua alma, estes atos são mais necessários. Claro que temos ao mesmo tempo que ajudar imediatamente uma pessoa em necessidade, fome e assim por diante, ajudar é muito natural; isso tem que ser feito. Mas como católicos, não estamos apenas pensando em dar comida e roupas, mas nós temos que dar também a luz da Fé, não devemos esquecer isso. Este é o amor verdadeiro, autêntico ao próximo. Amar a Deus em primeiro lugar, e amar o próximo como a si mesmo.

Deus nos pede para amá-Lo com todo o nosso entendimento, força e coração; Ele reservou isso para Si mesmo. Jesus nos ensinou a amar os outros como a nós mesmos e a amar os outros como Ele nos amou. Então, a gente tem que amar com o amor de Cristo. Ele veio para nós, para salvar nossas almas, não primeiramente ou apenas o nosso corpo, mas nossas almas e para nos dar a Sua verdade divina. Ele derramou Seu sangue para a salvação de nossas almas.

Portanto, temos de amar uns aos outros como Cristo nos ama. Nossa principal tarefa então, é amar a Deus, preferir a Deus e Sua verdade, mesmo em nossas vidas temporais, pronto para sermos mártires de Cristo, e amar os outros como a nós mesmos e como Cristo nos amou - sacrificar-nos para o bem dos outros.

Daniel Blackman: Vossa Excelência, obrigado pelo seu tempo.

Bispo Athanasius Schneider: Que Deus abençoe você e seu nobre trabalho pela Verdade Católica. Em Jesus e Maria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário